Graça e Recompensa: Existe Contradição?
Será que existe contradição entre graça e recompensa? À primeira vista, parecem dois conceitos opostos, pois a graça é receber algo pelo favor imerecido de Deus, enquanto recompensa parece incluir algum mérito pessoal. Temos ensinado por muitos anos que a salvação é o dom de Deus a todo que crê, mas a recompensa é apenas para o vencedor. A salvação é pela fé, mas a recompensa é pelas obras que praticarmos diante de Deus. Isso é verdade, mas muitos presumem que as nossas obras são feitas na nossa força ou habilidade. Isso é um grande engano.
Mesmo as nossas obras são feitas pela graça de Deus. No fim, o vencedor é aquele que manifesta obras como frutos da experiência da graça do Senhor. Não existe contradição entre graça e recompensa. Pela graça, nós recebemos poder para realizar as obras de Deus e, quando respondemos, assim somos recompensados.
Quem é o vencedor?
“Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Rm 8.31-37)
Se a recompensa é para os vencedores, então poderíamos concluir que todo crente será recompensado, porque todos são vencedores. De fato, é verdade. Mas precisamos compreender a diferença entre posição legal e posição experimental. Legalmente somos mais do que vencedores. Cristo nos garantiu a vitória. Porém, é possível que não vivamos isso em nossa experiência.
Posição legal é aquilo que é nosso por direito. Em Cristo Jesus, somos vencedores porque Ele já pagou o preço, morreu e ressuscitou, subjugou principados e potestades. Ele venceu e, porque estamos n’Ele, também somos vencedores. A posição d’Ele é a nossa. Posição experimental, por outro lado, é tomar na experiência aquilo que já é verdade legalmente.
A parte de Deus é dar, mas a nossa é apropriar. Se não há apropriação, não há desfrute da herança. Vencedores são aqueles que já entraram na experiência e se apropriaram daquilo que é de todo crente por direito de herança. Por isso, uma coisa é ser salvo, outra é ser vencedor.
O Vencedor e a Graça de Deus
“Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo.” (1 Co 15.10)
O vencedor é aquele que não recebe a graça em vão. Ele não apenas recebe a graça, mas produz frutos por meio dela. O derrotado entende a graça como provisão para viver no pecado, mas o vencedor sabe que a graça é poder para vencer o pecado. O derrotado entende o favor imerecido como justificativa para não fazer coisa alguma, mas o vencedor recebe graça para ser operoso e frutífero.
Paulo declara que ele trabalhou mais do que todos os outros apóstolos, todavia não ele, mas a graça de Deus agindo nele. Deus libera sobre nós a graça para fazermos algo, depois Ele mesmo nos dá uma unção que nos capacita para realizar essa obra e, no fim de tudo, Ele nos recompensa por uma obra que foi Ele mesmo quem fez.
A Recompensa do Vencedor
O vencedor é aquele que procura agradar a Deus. Deus ama todos, mas tem prazer em alguns. Nossa salvação não depende de nenhum mérito pessoal, mas existem aqueles nos quais Deus se agrada. Precisamos agradar a Deus porque um dia Ele nos julgará. Todos nós compareceremos perante o tribunal de Cristo para recebermos ou não a recompensa.
A recompensa é o reino. O tempo em que os crentes vencedores serão recompensados é chamado de reino. O Sermão do Monte, em Mateus 5 a 7, fala do reino dos céus e repetidamente menciona a questão da recompensa. Devemos reconhecer que a recompensa é o reino dos céus, pois quando o reino vier, a recompensa virá também.
O vencedor é aquele que persevera, pois a coroa da vida está reservada para aqueles que suportam a provação. Jesus advertiu a igreja de Filadélfia contra o risco de se perder a coroa. Assim como a coroa, o trono também é uma recompensa para os vencedores, pois representa uma posição no reino.
A Bíblia mostra claramente que a recompensa é simplesmente o reino. Portanto, perseveremos na graça de Deus, para que sejamos encontrados fiéis e dignos da recompensa eterna que Ele nos prometeu.